sexta-feira, 11 de maio de 2012

Maximas de Jigoro Kano

"A estabilidade mental, ou a calma inabalável, é um fator importante em uma luta de JUDÔ. Seria ainda mais importante caso se tratasse de uma luta de vida ou morte."

"Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência."

"É somente através da ajuda mútua e das concessões recíprocas que um organismo agrupando indivíduos em número grande ou pequeno pode encontrar sua harmonia plena e realizar verdadeiros progressos."

"A simplicidade é a chave de toda arte superior, da vida e do JUDÔ."

"Sutileza na técnica e finura na estética são úteis para a eficácia da arte, mas escapam a qualquer descrição."

"A derrota na competição e no treinamento não deve ser uma fonte de desânimo ou de desespero. É sinal de necessidade de uma prática maior e de esforços redobrados."

"O JUDÔ ultrapassou o estágio primitivo da utilidade para atingir o de uma ciência e de uma arte."

"O JUDÔ não deve ser revestido por um rótulo nacional, racial, político ou sectário."

"O JUDÔ pode ser considerado como uma arte, ou uma filosofia do equilíbrio, bem como um meio para cultivar o sentido e o estado de equilíbrio."

"O adversário é um parceiro necessário ao progresso; a vida da humanidade baseia-se neste princípio."

"Não se envergonhe por causa de um erro; você estaria cometendo uma falta."

"Quando se percebe a potência do JUDÔ, compreende-se que não se pode usá-lo levianamente, pois ele pode ser tão perigoso quanto uma espada desembainhada."

"O melhor uso que se pode fazer de uma espada é não utilizá-la; o pior é servir-se dela."

"Ainda que eu considere o Judô dualisticamente, a prosperidade e benefícios mútuos pode ser vista como sua finalidade última e a máxima eficiência como meio para atingir esse fim. Essas doutrinas são aplicáveis a todas as condutas do ser humano".

"O judoca é o que possui: humildade para aprender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende. Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário